segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Panquecas

Estou a ficar fã do programa "Nigelle Bites" na Sic Mulher e baseando-me numa dica para reduzir o tempo de confecção destas pequenas delícias, faço uma mistura prévia dos ingredientes secos  que guardo num frasco e depois, na altura em que me apetece comer, é só juntar os líquidos...


Mistura Maravilha:
  • 600 gr farinha sem fermento
  • 70gr açucar (5 colheres de sopa)
  • 10c chá de fermento em pó (cerca de 50gr)
  • 2c chá de bicarbonato de sódio (cerca de 10gr)
  • 1c chá de sal

Preparação: (Juntar numa tigela e mexer bem sem bater)

  • 2 chavenas da mistura
  • 1 chavena de leite
  • 200ml de natas (e o resto da chavena de leite, se necessário)
  • 2 ovos

Rende cerca de 30 panquecas com diametro aprox. de 10cm


Notas às cozinheiras:
  • O bicarbonato de sódio não é obrigatório, mas se conseguirem encontrar, o resultado é melhor, pois reage em tempo diferente do fermento em pó e garante que a massa fica mais fofa.
  • Se quiserem "mistura maravilha" que sirva também para crepes, juntem o fermento e o bicarbonato apenas na altura da preparação, 2 c chá de fermento em pó (10gr) e 0.5 colheres de chá de bicarbonato de sódio (2.5gr) por chavena de mistura.
  • As panquecas faço-as num grelhador plano, a temperatura vai de 0 a 10 e coloco no 8, para não esturrar, pois faço 4 de cada vez e assim quando ponho a massa da última, quase não tenho de esperar para virar a primeira.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pudim de caramelo com croissant





Esta receita é rápida e muito simples, 20 min para a preparação e 20 min de forno que podem utilizar para fazer outras coisas...

A arrumação consegue ser feita
enquanto se faz o caramelo e há pouca coisa a limpar, logo não dá muito trabalho!









Ingredientes:
  • 6 croissant's de massa folhada
  • 150 gr de açúcar
  • 3 colheres de sopa de água
  • 350 ml de natas
  • 350 ml de leite gordo
  • 3 colheres de sopa de Bourbon (Whiskey)
  • 3 ovos (batidos)

Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Partir os croissant's em pedaços e colocar num pyrex que possa ir ao forno.
  3. Juntar o açúcar e a água numa panela e mexer para dissolver o açúcar antes de colocar ao lume, médio a alto.
  4. Deixar o açúcar borbulhar sem mexer, até caramelizar. Tenham atenção para não caramelizar demais, basta deixar adquirir um tom ambar, demora 3 a 5 minutos.
  5. Baixar o lume e juntar as natas, o leite e o whiskey (este último ingrediente não é obrigatório). Se houver algum caramelo solidificado, continuar a mexer em lume baixo até dissolver tudo.
  6. Tirar a mistura do lume e juntar os ovos aos poucos, mexendo bem. Neste passo é importante mexer bem enquanto se adiciona os ovos devagar, pois caso contrário os ovos podem cozer, já que a mistura está muito quente.
  7. Derramar todo o líquido sobre os croissant's, (se estiverem muito secos deixar embeber durante 10 min) e levar ao forno durante 20 min.
Notas:
  • Já fiz sem o whiskey e fica óptimo!
  • Fiz com leite meio gordo e compensei as medidas, ou seja, coloquei 400ml de natas e 300ml de leite, assim não sobram natas e não compro leite que não uso para mais nada! Alem disso todos gostaram e ja fiz mais!
  • Receita adaptada de http://www.nigella.com%20-%20caramel%20croissant%20pudding/ 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pontos do Açucar

E aqui ficam mais algumas informações básicas que de vez em quando me fazem falta...


"Fazer os pontos de açúcar parece uma coisa complicada mas na realidade não é!
Experimente seguindo os nossos conselhos.
Para fazer qualquer ponto deve começar por preparar a calda de açúcar, isto é dissolver uma certa quantidade de açúcar num determinado volume de água.
A primeira dica que queremos partilhar, é que se colocar a água ao lume e só adicionar depois o açúcar não precisa de mexer a calda até ao ponto areia.

Apesar de recomendarmos o uso de açúcar branco, pode usar qualquer tipo de açúcar, sendo que, sempre que usar açúcares escuros, deverá retirar a espuma que se cria quando está a ferver.


É fundamental que não haja qualquer resíduo de gordura nos utensílios usados.

A proporção de água e açúcar a utilizar depende do ponto de açúcar que pretende fazer, pode guiar-se pelo quadro mais abaixo.

Se quiser evitar que o açúcar cristalize, deite sumo de limão na calda (cerca de 15 gotas para 250g de açúcar).
Não se esqueça que a partir de determinada temperatura o açúcar passa de um ponto a outro com muita rapidez, mantenha o lume brando e esteja com muita atenção.



Como se faz a avaliação da calda?

Basicamente existem 3 formas de medir os pontos de açúcar, pelo termómetro (que mede a temperatura), pelo pesa-xaropes (um densímetro que se utiliza para densidades superiores à da água, graduado em graus Baumé, sendo que só mede até 40ºB, ou seja até ponto espadana) e pelos processos caseiros, usando normalmente uma escumadeira e/ou os dedos.

A forma mais simples é usar um termómetro de forno, que se encontra à venda em vários locais com preços bastante acessíveis, e consultar o nosso quadro.

A temperatura que se atinge é superior à da água a ferver, por isso tenha cuidados especiais, não só a testar os pontos, como com os próprios salpicos. 


Para cada um dos pontos de açúcar apresentamos as temperaturas em que os pontos são atingidos e o seu aspecto físico.



Algumas dicas para o caramelo


Se quiser obter caramelo líquido, deverá adicionar 1dl de água morna quando atinge o ponto caramelo, mexer e deixar ferver novamente. Depois desliga-se o lume e deixa-se arrefecer. Atenção que a quantidade de água morna que se adiciona varia consoante a quantidade de caramelo que faz: 1dl é para o caramelo feito com 250g de açúcar e 0.5dl de água.
Para o caramelo de natas, que normalmente é servido com gelado de nata, deverá adicionar 1.5dl de natas e 15g de manteiga quando atinge o ponto de caramelo (para os mesmos 250g de açúcar). Misture bem e deixe ferver. Depois desligue e sirva com o gelado.

Fondant e Glacé

O Fondant é feito a partir de um ponto de açúcar e o glacé é a mistura de claras e açúcar.
Ambos são usados para decorar os bolos e recomendamos a utilização de açúcar em pó Sidul na sua preparação.


Fondant

Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó. Deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma caso se forme à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa, que deverá estar limpa. Trabalhe a calda com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.

Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se vir que continua rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo.

Se quiser aromatizar o fondant (chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta) deverá acrescentar um destes ingredientes quando está a derreter.

Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.


Glacé

Existem muitos tipos de glacé, sendo que o mais usado é o glacé real:
Numa tigela, bata 2 claras em espuma. Junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.

O glacé de claras normal é igual ao glacé real mas sem sumo de limão.

Pode aromatizar e/ou colorir o glacé adicionando algumas gotas de essências e/ou corantes alimentares.

Até à sua utilização, tape a tigela com um pano húmido para o glacé não secar.
Se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico."


(O site da Sidul deu uma bela ajuda, espero que não se importem com o plágio!)

sábado, 25 de setembro de 2010

Medidas

Não irrita tentar perceber as receitas e não conseguir porque as medidas vêm em chavenas e colheres e nós so entendemos balanças?
Ou então estamos sem balança e dava mesmo jeito encontrar aquelas medidas de colheres e copos...
Agora já sei sempre onde encontrar!
Se faltar alguma coisa, é so acrescentar...


Equivalência para Ingredientes Líquidos
  • 1 copo (do tipo americano) = 150ml = 4 oz
  • 1 xícara (chá) = 150ml = 4 oz
  • 1 copo (do tipo de requeijão) = 250ml = 8 oz
  • 1 colher (sopa) = 15ml
  • 1 colher (sobremesa) = 10ml
  • 1 colher (chá) = 5ml
  • 1 colher (café) = 2,5ml
  • 4 copos (do tipo de requeijão) = 1 litro
  • 1 cálice = 9 colheres (sopa)

Açúcar
  • 1 copo (do tipo americano) = 200g = 14 colheres (sopa)
  • 1 xícara (chá) = 200g = 14 colheres (sopa)
  • 1 copo (do tipo de requeijão) = 280g
  • 1 colher (sopa) = 14g
  • 1 colher (sobremesa) = 9g
  • 1 colher (chá) = 4g

Farinha de Trigo
  • 1 copo (do tipo americano) = 165g
  • 1 xícara (chá) = 165g = 13 colheres (sopa)
  • 1 copo (do tipo de requeijão) = 212g = 16 colheres (sopa)
  • 1 colher (sopa) = 13g
  • 1 colher (sobremesa) = 5g
  • 1 colher (chá) = 2g

Farinha de Mandioca
  • 1 xícara (chá) = 180g

Farinha de rosca
  • 1 xícara (chá) = 120g

Fubá
  • 1 xícara (chá) = 160g

Amido de Milho
  • 1 xícara (chá) = 100g
  • 1 colher (sopa) = 15g

Arroz
  • 1 xícara (chá) = 160g
  • 1 colher (sopa) = 10g

Feijão
  • 1 xícara (chá) = 160g

Macarrão
  • 1 xícara (chá) = 100g

Banha
  • 1 xícara (chá) = 130g
  • 1 colher (sopa) = 40g

Manteiga
  • 1 xícara (chá) = 150g
  • 1 colher (sopa) = 30g

Legumes
  • 1 xícara (chá) = 100g

Sal
  • 1 colher (sopa) = 16g
  • 1 colher (sobremesa) = 6g
  • 1 colher (chá) = 4g

Fermento em Pó
  • 1 colher (sopa) = 15g
  • 1 colher (sobremesa) = 7g
  • 1 colher (chá) = 5g

Pesos e Medidas em Inglês

  • 1 libra (lb) = 0,454gramas
  • 1 once (oz) = 28,35 gramas
  • 1 cup ( xícara) = 0,2371 litros
  • 1 gallon (gal) = 3.7851 litros