segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pontos do Açucar

E aqui ficam mais algumas informações básicas que de vez em quando me fazem falta...


"Fazer os pontos de açúcar parece uma coisa complicada mas na realidade não é!
Experimente seguindo os nossos conselhos.
Para fazer qualquer ponto deve começar por preparar a calda de açúcar, isto é dissolver uma certa quantidade de açúcar num determinado volume de água.
A primeira dica que queremos partilhar, é que se colocar a água ao lume e só adicionar depois o açúcar não precisa de mexer a calda até ao ponto areia.

Apesar de recomendarmos o uso de açúcar branco, pode usar qualquer tipo de açúcar, sendo que, sempre que usar açúcares escuros, deverá retirar a espuma que se cria quando está a ferver.


É fundamental que não haja qualquer resíduo de gordura nos utensílios usados.

A proporção de água e açúcar a utilizar depende do ponto de açúcar que pretende fazer, pode guiar-se pelo quadro mais abaixo.

Se quiser evitar que o açúcar cristalize, deite sumo de limão na calda (cerca de 15 gotas para 250g de açúcar).
Não se esqueça que a partir de determinada temperatura o açúcar passa de um ponto a outro com muita rapidez, mantenha o lume brando e esteja com muita atenção.



Como se faz a avaliação da calda?

Basicamente existem 3 formas de medir os pontos de açúcar, pelo termómetro (que mede a temperatura), pelo pesa-xaropes (um densímetro que se utiliza para densidades superiores à da água, graduado em graus Baumé, sendo que só mede até 40ºB, ou seja até ponto espadana) e pelos processos caseiros, usando normalmente uma escumadeira e/ou os dedos.

A forma mais simples é usar um termómetro de forno, que se encontra à venda em vários locais com preços bastante acessíveis, e consultar o nosso quadro.

A temperatura que se atinge é superior à da água a ferver, por isso tenha cuidados especiais, não só a testar os pontos, como com os próprios salpicos. 


Para cada um dos pontos de açúcar apresentamos as temperaturas em que os pontos são atingidos e o seu aspecto físico.



Algumas dicas para o caramelo


Se quiser obter caramelo líquido, deverá adicionar 1dl de água morna quando atinge o ponto caramelo, mexer e deixar ferver novamente. Depois desliga-se o lume e deixa-se arrefecer. Atenção que a quantidade de água morna que se adiciona varia consoante a quantidade de caramelo que faz: 1dl é para o caramelo feito com 250g de açúcar e 0.5dl de água.
Para o caramelo de natas, que normalmente é servido com gelado de nata, deverá adicionar 1.5dl de natas e 15g de manteiga quando atinge o ponto de caramelo (para os mesmos 250g de açúcar). Misture bem e deixe ferver. Depois desligue e sirva com o gelado.

Fondant e Glacé

O Fondant é feito a partir de um ponto de açúcar e o glacé é a mistura de claras e açúcar.
Ambos são usados para decorar os bolos e recomendamos a utilização de açúcar em pó Sidul na sua preparação.


Fondant

Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó. Deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma caso se forme à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa, que deverá estar limpa. Trabalhe a calda com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.

Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se vir que continua rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo.

Se quiser aromatizar o fondant (chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta) deverá acrescentar um destes ingredientes quando está a derreter.

Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.


Glacé

Existem muitos tipos de glacé, sendo que o mais usado é o glacé real:
Numa tigela, bata 2 claras em espuma. Junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.

O glacé de claras normal é igual ao glacé real mas sem sumo de limão.

Pode aromatizar e/ou colorir o glacé adicionando algumas gotas de essências e/ou corantes alimentares.

Até à sua utilização, tape a tigela com um pano húmido para o glacé não secar.
Se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico."


(O site da Sidul deu uma bela ajuda, espero que não se importem com o plágio!)

0 comentários:

Enviar um comentário

Digam o que pensam ou deixem receitas, colocarei no blog com a origem identificada!