segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Polvo à Lagareiro preguiçoso

Pois é, hoje o jantar foi a minha versão simplificada de polvo à lagareiro.
Este é um prato que utilizo nos dias de preguiça, em que não apetece fazer nada, pois utilizo a panela de pressão e uma travessa para ir ao forno... Mais nada... É tão fácil e reconfortante, que é mesmo bom para os dias de chuva em que se fica em frente à lareira a ler um livro e a fazer festas ao gato... Cá em casa somos 3, mas um come pouco, por isso as doses são adaptadas a essa realidade.

Ingredientes:
Polvo (costumo escolher com +/- 1,700kg)
Batatas para assar (uso +/- 500gr)
1 cebola
2 cravinhos
Alho em pó qb
Azeite qb

Preparação:
Colocar o polvo, as batatas lavadas e o cravinho espetado na cebola, dentro da panela de pressão. Não colocar sal nem água, só os ingredientes mesmo!

Levar ao lume e contar 15 minutos a partir do momento que a panela começa a apitar.
Desligar o fogão e quando a panela perder a pressão, colocar tudo numa travessa de levar ao forno (se possível tirar os cravinhos).
Polvilhar o alho em pó sem medo, como está seco é preciso uma boa quantidade para dar sabor. 
Regar com azeite e levar ao forno até dourar.
Fica muito bom e é super fácil! Claro que podemos fazer a batata à parte, levar à patusca ou ao forno em separado e dar um murro. Podemos fritar um pouco de acho em azeite e regar tudo ao servir. São tudo opções, mas eu acho esta opção preguiçosa muito boa!

Crepes

Tal como já disse num outro post, sou fã da Nigella Lawson e baseando-me numa dica para reduzir o tempo de confecção de crepes e panquecas, tenho uma mistura maravilha que está sempre pronta a juntar os últimos ingredientes, fazer ao lume e comer!

Mistura maravilha:
  • 600 gr farinha sem fermento
  • 70gr açucar (5 colheres de sopa)
  • 1c chá de sal

 Preparação: (Misturar num copo de batidos)
  • 1 chavena da mistura (cerca de 150gr)
  • 2 chavenas de leite (cerca de 300ml)
  • 1 ovo

 
Rende cerca de 10/12 crepes numa frigideira com diametro aprox. de 25cm

 
Notas às cozinheiras:
  • Enrolem um guardanapo à volta de um garfo (boneca) para passar na frigideira onde vão fazer os crepes, coloquem umas gotas de azeite na frigideira e espalhem com a boneca para não ficar azeite demais. A seguir coloquem cerca de 1 concha de preparado e rodem a frigideira para espalhar a massa e preencher o fundo sem deixar buracos.
  • Preparação de panquecas em http://dinacozinha.blogspot.com/2010/10/panquecas.html

Papas de carolo

Esta receita faço na Cuisine Companion. Experimentei mais do que uma vez até calhar como eu gosto, umas papas com o carolo bem cozido em que não se nota o granulado, a saber a limão e que ficam consistentes depois de frias.

Ingredientes:
200gr de Carolo de milho
1,750 L de leite
250gr de açúcar
1 colher de café de sal
1pau de canela grande (ou 2 pequenos)
Casca de 1 limão

Preparação:
Lavar bem o carolo até ficar sem flocos brancos ou pretos. É normal que as primeiras águas sejam muito brancas, mas vão ficando mais transparentes. A limpeza faz-se num alguidar pequeno, deixando sair a água com os detritos e tentando manter os flocos amarelos o máximo possível.

Lavar o limão e tirar as cascas o mais inteiras possível. É importante saber o tamanho e quantidade de cascas que se põe, para as tirar todas ao colocar em taças.

Colocar todos os ingredientes excepto o açúcar na taça da máquina, com o acessório misturador e programar a velocidade 5, a 90°, durante 40 minutos.

Juntar o açúcar e programar velocidade 5, a 90°, durante 10 minutos.

Retirar o pau de canela, as cascas de limão e dividir em taças (ou deitar tudo numa só) dependendo da preferência.

De Volta...

E eis que volto a publicar... Agora que já não havia mais esperanças, até gosto de cozinhar! Não apetece todos os dias, mas temos de comer... 
Optei por quase sempre planificar as refeições, ainda que os planos se alterem se for caso disso... 
Optei por ter uma Cuisine Companion da Moulinex que me ajuda muito...
Optei por ter uma Slow Cooker em que deixo tudo preparado e é só ligar...
Optei por simplificar e até corre (quase sempre) bem...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Panquecas

Estou a ficar fã do programa "Nigelle Bites" na Sic Mulher e baseando-me numa dica para reduzir o tempo de confecção destas pequenas delícias, faço uma mistura prévia dos ingredientes secos  que guardo num frasco e depois, na altura em que me apetece comer, é só juntar os líquidos...


Mistura Maravilha:
  • 600 gr farinha sem fermento
  • 70gr açucar (5 colheres de sopa)
  • 10c chá de fermento em pó (cerca de 50gr)
  • 2c chá de bicarbonato de sódio (cerca de 10gr)
  • 1c chá de sal

Preparação: (Juntar numa tigela e mexer bem sem bater)

  • 2 chavenas da mistura
  • 1 chavena de leite
  • 200ml de natas (e o resto da chavena de leite, se necessário)
  • 2 ovos

Rende cerca de 30 panquecas com diametro aprox. de 10cm


Notas às cozinheiras:
  • O bicarbonato de sódio não é obrigatório, mas se conseguirem encontrar, o resultado é melhor, pois reage em tempo diferente do fermento em pó e garante que a massa fica mais fofa.
  • Se quiserem "mistura maravilha" que sirva também para crepes, juntem o fermento e o bicarbonato apenas na altura da preparação, 2 c chá de fermento em pó (10gr) e 0.5 colheres de chá de bicarbonato de sódio (2.5gr) por chavena de mistura.
  • As panquecas faço-as num grelhador plano, a temperatura vai de 0 a 10 e coloco no 8, para não esturrar, pois faço 4 de cada vez e assim quando ponho a massa da última, quase não tenho de esperar para virar a primeira.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pudim de caramelo com croissant





Esta receita é rápida e muito simples, 20 min para a preparação e 20 min de forno que podem utilizar para fazer outras coisas...

A arrumação consegue ser feita
enquanto se faz o caramelo e há pouca coisa a limpar, logo não dá muito trabalho!









Ingredientes:
  • 6 croissant's de massa folhada
  • 150 gr de açúcar
  • 3 colheres de sopa de água
  • 350 ml de natas
  • 350 ml de leite gordo
  • 3 colheres de sopa de Bourbon (Whiskey)
  • 3 ovos (batidos)

Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Partir os croissant's em pedaços e colocar num pyrex que possa ir ao forno.
  3. Juntar o açúcar e a água numa panela e mexer para dissolver o açúcar antes de colocar ao lume, médio a alto.
  4. Deixar o açúcar borbulhar sem mexer, até caramelizar. Tenham atenção para não caramelizar demais, basta deixar adquirir um tom ambar, demora 3 a 5 minutos.
  5. Baixar o lume e juntar as natas, o leite e o whiskey (este último ingrediente não é obrigatório). Se houver algum caramelo solidificado, continuar a mexer em lume baixo até dissolver tudo.
  6. Tirar a mistura do lume e juntar os ovos aos poucos, mexendo bem. Neste passo é importante mexer bem enquanto se adiciona os ovos devagar, pois caso contrário os ovos podem cozer, já que a mistura está muito quente.
  7. Derramar todo o líquido sobre os croissant's, (se estiverem muito secos deixar embeber durante 10 min) e levar ao forno durante 20 min.
Notas:
  • Já fiz sem o whiskey e fica óptimo!
  • Fiz com leite meio gordo e compensei as medidas, ou seja, coloquei 400ml de natas e 300ml de leite, assim não sobram natas e não compro leite que não uso para mais nada! Alem disso todos gostaram e ja fiz mais!
  • Receita adaptada de http://www.nigella.com%20-%20caramel%20croissant%20pudding/ 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pontos do Açucar

E aqui ficam mais algumas informações básicas que de vez em quando me fazem falta...


"Fazer os pontos de açúcar parece uma coisa complicada mas na realidade não é!
Experimente seguindo os nossos conselhos.
Para fazer qualquer ponto deve começar por preparar a calda de açúcar, isto é dissolver uma certa quantidade de açúcar num determinado volume de água.
A primeira dica que queremos partilhar, é que se colocar a água ao lume e só adicionar depois o açúcar não precisa de mexer a calda até ao ponto areia.

Apesar de recomendarmos o uso de açúcar branco, pode usar qualquer tipo de açúcar, sendo que, sempre que usar açúcares escuros, deverá retirar a espuma que se cria quando está a ferver.


É fundamental que não haja qualquer resíduo de gordura nos utensílios usados.

A proporção de água e açúcar a utilizar depende do ponto de açúcar que pretende fazer, pode guiar-se pelo quadro mais abaixo.

Se quiser evitar que o açúcar cristalize, deite sumo de limão na calda (cerca de 15 gotas para 250g de açúcar).
Não se esqueça que a partir de determinada temperatura o açúcar passa de um ponto a outro com muita rapidez, mantenha o lume brando e esteja com muita atenção.



Como se faz a avaliação da calda?

Basicamente existem 3 formas de medir os pontos de açúcar, pelo termómetro (que mede a temperatura), pelo pesa-xaropes (um densímetro que se utiliza para densidades superiores à da água, graduado em graus Baumé, sendo que só mede até 40ºB, ou seja até ponto espadana) e pelos processos caseiros, usando normalmente uma escumadeira e/ou os dedos.

A forma mais simples é usar um termómetro de forno, que se encontra à venda em vários locais com preços bastante acessíveis, e consultar o nosso quadro.

A temperatura que se atinge é superior à da água a ferver, por isso tenha cuidados especiais, não só a testar os pontos, como com os próprios salpicos. 


Para cada um dos pontos de açúcar apresentamos as temperaturas em que os pontos são atingidos e o seu aspecto físico.



Algumas dicas para o caramelo


Se quiser obter caramelo líquido, deverá adicionar 1dl de água morna quando atinge o ponto caramelo, mexer e deixar ferver novamente. Depois desliga-se o lume e deixa-se arrefecer. Atenção que a quantidade de água morna que se adiciona varia consoante a quantidade de caramelo que faz: 1dl é para o caramelo feito com 250g de açúcar e 0.5dl de água.
Para o caramelo de natas, que normalmente é servido com gelado de nata, deverá adicionar 1.5dl de natas e 15g de manteiga quando atinge o ponto de caramelo (para os mesmos 250g de açúcar). Misture bem e deixe ferver. Depois desligue e sirva com o gelado.

Fondant e Glacé

O Fondant é feito a partir de um ponto de açúcar e o glacé é a mistura de claras e açúcar.
Ambos são usados para decorar os bolos e recomendamos a utilização de açúcar em pó Sidul na sua preparação.


Fondant

Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó. Deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma caso se forme à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa, que deverá estar limpa. Trabalhe a calda com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.

Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se vir que continua rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo.

Se quiser aromatizar o fondant (chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta) deverá acrescentar um destes ingredientes quando está a derreter.

Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.


Glacé

Existem muitos tipos de glacé, sendo que o mais usado é o glacé real:
Numa tigela, bata 2 claras em espuma. Junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.

O glacé de claras normal é igual ao glacé real mas sem sumo de limão.

Pode aromatizar e/ou colorir o glacé adicionando algumas gotas de essências e/ou corantes alimentares.

Até à sua utilização, tape a tigela com um pano húmido para o glacé não secar.
Se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico."


(O site da Sidul deu uma bela ajuda, espero que não se importem com o plágio!)