segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Polvo à Lagareiro preguiçoso

Pois é, hoje o jantar foi a minha versão simplificada de polvo à lagareiro.
Este é um prato que utilizo nos dias de preguiça, em que não apetece fazer nada, pois utilizo a panela de pressão e uma travessa para ir ao forno... Mais nada... É tão fácil e reconfortante, que é mesmo bom para os dias de chuva em que se fica em frente à lareira a ler um livro e a fazer festas ao gato... Cá em casa somos 3, mas um come pouco, por isso as doses são adaptadas a essa realidade.

Ingredientes:
Polvo (costumo escolher com +/- 1,700kg)
Batatas para assar (uso +/- 500gr)
1 cebola
2 cravinhos
Alho em pó qb
Azeite qb

Preparação:
Colocar o polvo, as batatas lavadas e o cravinho espetado na cebola, dentro da panela de pressão. Não colocar sal nem água, só os ingredientes mesmo!

Levar ao lume e contar 15 minutos a partir do momento que a panela começa a apitar.
Desligar o fogão e quando a panela perder a pressão, colocar tudo numa travessa de levar ao forno (se possível tirar os cravinhos).
Polvilhar o alho em pó sem medo, como está seco é preciso uma boa quantidade para dar sabor. 
Regar com azeite e levar ao forno até dourar.
Fica muito bom e é super fácil! Claro que podemos fazer a batata à parte, levar à patusca ou ao forno em separado e dar um murro. Podemos fritar um pouco de acho em azeite e regar tudo ao servir. São tudo opções, mas eu acho esta opção preguiçosa muito boa!

Crepes

Tal como já disse num outro post, sou fã da Nigella Lawson e baseando-me numa dica para reduzir o tempo de confecção de crepes e panquecas, tenho uma mistura maravilha que está sempre pronta a juntar os últimos ingredientes, fazer ao lume e comer!

Mistura maravilha:
  • 600 gr farinha sem fermento
  • 70gr açucar (5 colheres de sopa)
  • 1c chá de sal

 Preparação: (Misturar num copo de batidos)
  • 1 chavena da mistura (cerca de 150gr)
  • 2 chavenas de leite (cerca de 300ml)
  • 1 ovo

 
Rende cerca de 10/12 crepes numa frigideira com diametro aprox. de 25cm

 
Notas às cozinheiras:
  • Enrolem um guardanapo à volta de um garfo (boneca) para passar na frigideira onde vão fazer os crepes, coloquem umas gotas de azeite na frigideira e espalhem com a boneca para não ficar azeite demais. A seguir coloquem cerca de 1 concha de preparado e rodem a frigideira para espalhar a massa e preencher o fundo sem deixar buracos.
  • Preparação de panquecas em http://dinacozinha.blogspot.com/2010/10/panquecas.html

Papas de carolo

Esta receita faço na Cuisine Companion. Experimentei mais do que uma vez até calhar como eu gosto, umas papas com o carolo bem cozido em que não se nota o granulado, a saber a limão e que ficam consistentes depois de frias.

Ingredientes:
200gr de Carolo de milho
1,750 L de leite
250gr de açúcar
1 colher de café de sal
1pau de canela grande (ou 2 pequenos)
Casca de 1 limão

Preparação:
Lavar bem o carolo até ficar sem flocos brancos ou pretos. É normal que as primeiras águas sejam muito brancas, mas vão ficando mais transparentes. A limpeza faz-se num alguidar pequeno, deixando sair a água com os detritos e tentando manter os flocos amarelos o máximo possível.

Lavar o limão e tirar as cascas o mais inteiras possível. É importante saber o tamanho e quantidade de cascas que se põe, para as tirar todas ao colocar em taças.

Colocar todos os ingredientes excepto o açúcar na taça da máquina, com o acessório misturador e programar a velocidade 5, a 90°, durante 40 minutos.

Juntar o açúcar e programar velocidade 5, a 90°, durante 10 minutos.

Retirar o pau de canela, as cascas de limão e dividir em taças (ou deitar tudo numa só) dependendo da preferência.

De Volta...

E eis que volto a publicar... Agora que já não havia mais esperanças, até gosto de cozinhar! Não apetece todos os dias, mas temos de comer... 
Optei por quase sempre planificar as refeições, ainda que os planos se alterem se for caso disso... 
Optei por ter uma Cuisine Companion da Moulinex que me ajuda muito...
Optei por ter uma Slow Cooker em que deixo tudo preparado e é só ligar...
Optei por simplificar e até corre (quase sempre) bem...